Blog

12 MAI 2014
Voltar para listagem

Piá apoia Curso de Gestão de Pecuária Leiteira

Inicia neste mês de maio, a segunda edição do "Curso de Gestão de Pecuária Leiteira", promovido pela Cooperativa Piá em parceria com a Rehagro e o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul - Sescoop/RS.
Cerca de 115 produtores de leite das cidades de Nova Petrópolis, Marau e Vila Flores vão participar do curso que terá 12 módulos e é desenvolvido especialmente para os representantes da agricultura familiar em vias de assumir uma propriedade rural.
Entre os diferenciais deste projeto está o acompanhamento dos produtores em suas propriedades de forma personalizada, com visitas entre os módulos teóricos do curso. As visitas são realizadas pelos veterinários da Piá, que encaminham e resolvem os problemas de cada propriedade, além de coletar os dados de produção e produtividade.
O presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, destacou o fato de que o produtor está cada vez mais buscando informações e conhecimentos para aumentar a eficiência na sua propriedade. “O curso privilegia esse grande objetivo porque é ministrado por profissionais altamente capacitados, que possuem curso superior e também propriedades leiteiras”.
Kny também pontuou o fato da duração ser de um ano, com aulas teóricas de todos os setores da pecuária leiteira e, além disso, ter o acompanhamento presencial. “Os alunos produtores fazem um plano de metas e objetivos no início do curso na sua propriedade e ele é acompanhado a cada mês. Ou seja, é um importante curso de capacitação teórico / prático”.
O coordenador de Assistência Veterinária da Piá, Carlos Schuenemann, salientou que o acompanhamento dos índices reprodutivos de prenhes e concepção, da qualidade do leite, das taxas de crescimento dos animais jovens, da idade da primeira cobertura/primeiro parto, etc., durante a visita ao produtor, não só oportunizam a avaliação da propriedade, mas, principalmente, possibilitam o planejamento juntamente com o produtor de estratégias e ações que poderão auxiliá-lo a tornar a propriedade mais produtiva e rentável. “Isso gera não somente satisfação profissional a ele, mas também uma melhora na sua renda, oportunizando também melhor qualidade de vida à família, além de fortalecer os laços com a nossa Cooperativa”, falou.
Segundo o presidente da Piá, os alunos tem entre 18 e 35 anos e são futuros sucessores na gestão da produção do leite de suas propriedades. “Estamos transformando jovens em bons gestores para que eles possam buscar melhor competitividade, menores custos, mais resultados econômicos e maior qualidade em seu produto, através de uma eficiência maior em tudo”, finalizou Kny.