Dicas
Voltar para listagemA importância da mastigação
A grande verdade é que não é apenas O QUE você come, mas também COMO você come que faz a diferença para o organismo. Por isso, a nossa nutri Fernanda Schneider nos explica tudinho:
A mastigação é a primeira fase da digestão. Na boca, temos a ação de uma enzima chamada amilase salivar, que inicia a digestão do carboidrato presente no alimento.
Quando adequada, a mastigação facilita a absorção de nutrientes e proporciona mais saciedade. Após o início de uma refeição, o nosso organismo leva cerca de 20 minutos para avisar o cérebro de que estamos saciados. Por isso, quando nos alimentamos com pressa, as chances de repetir o prato e ganhar quilos extras aumentam.
O ideal é que cada refeição dure pelo menos de 20 a 30 minutos. Se possível, evite assistir televisão no momento da refeição, pois pode ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação. Além disso, este hábito faz com que você preste menos atenção aos itens que está colocando no prato.
Uma mastigação adequada evita desconfortos gastrointestinais, como azia, gases e dores abdominais. Além disso, pode evitar problemas como gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico, que estão frequentemente associados com a mastigação inadequada.
Dicas para melhorar a mastigação:
- Separe um tempo para realizar as suas refeições com tranquilidade. Faça disso uma prioridade;
- Preste atenção no gosto do alimento e saboreie cada garfada;
- Repouse os talheres em alguns momentos, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação.
Entendeu? Então bóra prestar atenção na mastigação!