Dicas
Voltar para listagemAfinal, o que é colágeno?
É a proteína mais abundante do organismo, produzida naturalmente, responsável pelo aspecto firme e jovial da pele.
Entre suas funções estão a formação de fibras que dão sustentação à pele e a manutenção da pele hidratada, melhorando a qualidade das fibras. Cabelos, unhas, ossos e cartilagens também são beneficiados.
A partir dos 30 anos, homens e mulheres passam a ter perdas maiores de colágeno. A cada década, a capacidade do corpo em fabricar colágeno diminui ainda mais. Dos 50 anos em diante, a queda é mais drástica. Quando o colágeno não é adequadamente sintetizado ou quando as perdas são aceleradas, ocorre o processo de envelhecimento.
Além do processo natural de envelhecimento, os fatores que podem aumentar as perdas de colágeno são: excesso de exposição solar sem proteção, fumo, poluição, alimentação desequilibrada, estresse.
Os alimentos que estimulam a produção de colágeno são carne bovina magra, frango, peixe, ovo. Além deles, legumes, verduras, frutas e castanhas possuem nutrientes (vitamina A, C e E, selênio e zinco) que garantem a absorção do colágeno. Outra opção é a gelatina, porém é necessário dar preferência às que são sem corantes artificiais.
Para contribuir com o aporte de colágeno, existe hoje o colágeno hidrolisado, suplemento em pó. Para utilizá-lo, é necessário consultar um profissional que possa prescrever o suplemento de acordo com suas necessidades.