Dicas

Voltar para listagem

Alimentos contra exageros

O frio nunca vem sozinho, é comum que junto a ele a fome e a gula se façam presentes. Isso porque o nosso organismo precisa de mais energia para se manter aquecido. E assim, carnes e queijos gordurosos, sobremesas, refrigerantes e bebidas alcoólicas marcam presença. Logo após as refeições, algumas pessoas já se sentem estufadas, outros só percebem o efeito do excesso alimentar depois.

O que fazer? A digestão após refeições pesadas, como churrasco, é mais lenta devido à quantidade de proteínas e gorduras das carnes. Algumas frutas possuem enzimas digestivas que auxiliam a digestão das proteínas, como é o caso do abacaxi (bromelina) e do mamão (papaína). Outras frutas que contribuem para a digestão são o limão e a laranja.

O uso de chás também é recomendado após refeições pesadas com alimentos gordurosos e carne vermelha. Nesses casos, os mais indicados são os de camomila, hortelã, erva-doce, alecrim e sálvia, considerados digestivos. Para quem não gosta de chá, a dica é usar folhas de hortelã no suco ou usar alecrim e sálvia para temperar os pratos. No dia seguinte às refeições pesadas, precisamos retomar a alimentação balanceada e caprichar na ingestão de líquidos, como água, chás e sucos naturais.

Devemos preferir carnes grelhadas ou assadas e evitar as frituras. Os alimentos ricos em sódio, como sal, enlatados, congelados, queijos amarelos e embutidos (salame, mortadela, presunto) causam retenção de líquidos, contribuem para o inchaço e também devem ser evitados.


Também podemos incluir alimentos diuréticos e ricos em potássio, como melancia, melão, abacaxi, maçã, laranja, água de coco, salsa, pepino, cenoura, tomate, beterraba e aveia. Quando esses alimentos são associados à ingestão de bastante água ou chás, o efeito é ainda maior. O chá-verde é rico em antioxidantes, como as catequinas, que estimulam a eliminação de toxinas. Além disso, o chá-verde ajuda a acelerar o metabolismo. No entanto, é contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia. A prática de exercícios físicos é outra estratégia utilizada para ajudar a eliminar as toxinas e acelerar o metabolismo.


Exagerar na alimentação de vez em quando é um problema que ocorre com muitas pessoas, principalmente no inverno. No entanto, cuidado se você se descontrola com frequência e come até passar mal, pois este é um sintoma de compulsão alimentar.