Dicas
Voltar para listagemCebola sem chorumelas
Veja os motivos que a nossa nutri, Fernanda Schneider, nos dá para acabar com as desculpinhas:
Apesar de algumas pessoas não suportarem o cheiro e o sabor da cebola (Allium cepa), principalmente quando ela se apresenta crua no prato, pesquisas feitas em vários países garantem que a cebola ajuda a prevenir vários tipos de câncer e protege contra doenças cardiovasculares.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, avaliou fichas médicas de centenas de voluntários. Verificaram que, entre quem come o equivalente a uma cebola durante a semana, a probabilidade de desenvolver um câncer chega a ser 14% menor. Outra descoberta dos italianos é que a proteção parece ser proporcional às porções ingeridas, ou seja, quanto mais cebola, maior a proteção.
A cebola tem antioxidantes importantes para manter as defesas do organismo e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, vitamina C, vitaminas do complexo B (principalmente B1 e B2), cálcio, fósforo, magnésio, ferro e potássio.
Sabe-se que a cebola reduz o excesso de glicose no sangue, ameniza os sintomas da asma, combate inflamações e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Além disso, dificulta a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e dos distúrbios gástricos, e atua contra fungos que provocam micoses.
A cebola roxa contém maior concentração de quercetina, antioxidante que ajuda na prevenção e tratamento de câncer e doenças cardiovasculares, e de inulina, fibra solúvel capaz de manter a microbiota intestinal saudável. A presença das antocianinas, responsáveis pela coloração roxa, também desempenham uma função antioxidante no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce.
Quando consumida crua é mais nutritiva, pois seus nutrientes não sofrerão alterações ocasionadas pelas altas temperaturas. Para não perder os benefícios, o ideal é preparar refogados ou outros pratos quentes e acrescentar a cebola depois de apagar o fogo.
Fatiar a cebola faz com que as paredes celulares se rompam, o que libera um composto que causa irritação no olho. Para reduzir esse efeito, coloque a cebola na geladeira por aproximadamente uma hora antes de cortá-la.