Dicas
Voltar para listagemDicionário do Bem-estar: Sucralose
A Sucralose é um adoçante sem calorias, de alta qualidade. Uma das curiosidades é que ela é feita a partir do açúcar e com o mesmo sabor, porém 600 vezes mais doce e sem calorias.
A substância foi descoberta em 1976 como parte de um projeto sobre adoçantes e é feita em um processo patenteado que retira todas as calorias do açúcar. Como é feita de maneira versátil, pode substituir adoçantes como o xarope de milho de alto conteúdo de frutose na maioria dos alimentos e bebidas.
Vantagens:
- O organismo não reconhece a sucralose como hidrato de carbono. Isso significa que ela não é metabolizada pelo organismo como fonte de energia, portanto, é realmente isenta de calorias;
- Portadores de diabetes podem consumir sucralose, já que a substância não afeta os níveis de glicose no sangue;
- Apesar de conter cloro, a sucralose não é reativa, ou seja, não faz mal;
- A sucralose não aumenta o crescimento de bactérias na boca e não promove a cárie dentária;
- Gestantes e lactantes podem também consumir sucralose, já que a substância não (apresenta) efeitos nocivos em fetos ou bebês;
- Não há evidências que a sucralose prejudique crianças, inclusive, a substância é indicada em dietas no problema crescente da obesidade infantil.
Onde encontrar:
- Bebidas;
- Bolos;
- Biscoitos;
- Sobremesas;
- Produtos lácteos;
- Enlatados;
- Xaropes;
- Condimentos.
A sucralose pode ser utilizada em receitas cozidas e assadas, pois não perde a doçura em altas temperaturas, diferentemente do aspartame.
Acompanhe por aqui mais dicas em nosso Dicionário do Bem-estar. Até a próxima!