Dicas

Voltar para listagem

Metabolismo

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorre no organismo a fim de que esse produza energia para a manutenção das atividades vitais.Pessoas com metabolismo acelerado utilizam facilmente a energia dos alimentos ingeridos. Outras, com metabolismo lento, têm dificuldade em gastar energia, o que pode implicar na facilidade para o ganho de peso.

Cerca de 80% do metabolismo é determinado por fatores genéticos, enquanto a porcentagem restante depende da idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Os homens têm mais massa muscular do que as mulheres, fazendo com que o metabolismo deles seja mais acelerado e gaste energia mais rápido. Nas mulheres, o metabolismo é mais lento porque elas possuem mais massa gordurosa. A prática regular de exercícios físicos é uma solução para acelerar o metabolismo. A idade interfere, pois o metabolismo fica mais lento com o envelhecimento. Já a temperatura ambiente influencia, pois em dias mais frios o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, acelerando o metabolismo.


O que fazer para acelerar o metabolismo?


Pratique atividade física: principalmente a musculação, pois ela aumenta a massa muscular, que gera maior gasto de energia.

Evite pular refeições: quando pulamos refeições, nosso organismo começa a poupar energia. O ideal é realizar cinco ou seis refeições diárias. 

Durma cerca de oito horas por dia: quando não descansamos o suficiente, o metabolismo fica mais lento e começa a economizar energia. 

Beba cerca de dois litros de água por dia: nosso organismo precisa de água para quase todas sua funções básicas, portanto, com pouca água, o metabolismo demora mais para gastar energia.

Inclua alimentos termogênicos: eles aumentam a temperatura interna corporal e, consequentemente, aceleram o metabolismo. Alguns alimentos termogênicos são:
Proteínas magras (carnes, ovos, leite e derivados): o organismo gasta de 10 a 20% do valor calórico desses alimentos para digeri-los;
Ômega-3 (atum, sardinha, salmão, linhaça, nozes, castanhas): por ser anti-inflamatório, o ômega-3 acelera o nosso metabolismo basal;
Gengibre: aumenta o metabolismo em cerca de 20%. Pode ser utilizado cru, refogado, em forma de chá ou no suco;
Pimenta vermelha: acelera o metabolismo em cerca de 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo;
Chá-verde: além de termogênico, o chá-verde diminui a absorção de glicose no sangue.
Para conhecer a eficiência do seu metabolismo e saber de que forma utilizar os alimentos termogênicos, procure um profissional nutricionista.