Dicas
Voltar para listagemOs benefícios das fibras.
Com a palavra, nossa nutri, Fernanda Schneider:
As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais que, em virtude de não serem digeridas nem absorvidas, são responsáveis pela melhora da função intestinal. Elas estimulam o trânsito intestinal e ajudam na manutenção da microbiota intestinal saudável. O bom funcionamento do intestino é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e eliminar as toxinas do organismo.
Os carboidratos dos alimentos ricos em fibras atingem a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, promovendo a estabilidade da glicemia e prolongando a sensação de saciedade. Por essa razão, são muito recomendados para diabéticos e para quem busca o emagrecimento. As fibras contribuem para a redução do colesterol total, LDL-colesterol e triglicérides totais no sangue. Além disso, os alimentos ricos em fibras reduzem os riscos de doenças cardíacas, diabetes tipo II e câncer de cólon.
A quantidade de fibras recomendada é de 25 a 30g por dia. É importante que esse consumo seja acompanhado de, no mínimo, dois litros de água por dia.
As fibras podem ser classificadas em:
Solúveis
Em contato com a água, esse tipo de fibra forma um gel, que aumenta o tempo de digestão, proporciona saciedade, ajuda no controle dos níveis de glicose sanguínea e diminui a absorção do colesterol.
Fontes: maçã, ameixa, frutas cítricas, abacate, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, cenoura, milho-verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, farelo de trigo, aveia, cevada e centeio.
Insolúveis
A principal função dessas fibras é estimular o funcionamento do intestino e ajudar na prevenção da constipação intestinal. Esse efeito é ainda maior se o consumo de fibra for acompanhado por um aumento da ingestão de água.
Fontes: casca de frutas, linhaça, gergelim, feijão, soja, ervilha, milho, vegetais folhosos verdes, abóbora, cenoura, beterraba, mandioca, arroz integral, amendoim, amêndoas, farelo de trigo, aveia, cevada e pães integrais.
Ambos os tipos estão em diferentes proporções nos alimentos que contém fibra na sua composição.