Dicas

Voltar para listagem

Pinhão: bom para o coração!

O pinhão, semente da araucária, é um alimento que se destaca pela prevenção de problemas cardiovasculares e intestinais.

É rico em fibras que auxiliam a reduzir o colesterol circulante e, dessa forma, diminuir o risco de ataques cardíacos. O coração fica ainda mais protegido porque a semente cozida é uma fonte importante de potássio, mineral que faz os vasos relaxarem, ajudando a controlar a pressão arterial.

Com a exposição ao fogo, o amido desse alimento sofre reações que o tornam mais gelatinoso. Esse tipo de carboidrato, juntamente com as fibras presentes no alimento, melhoram o funcionamento intestinal.

Durante o cozimento, a semente também absorve pigmentos da casca. Esses compostos que dão o tom acastanhado ou avermelhado são antioxidantes.

Apesar de calórico (160 calorias em uma porção de 100 gramas), o pinhão possui carboidratos complexos que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo, não elevam rápido os níveis de glicose no sangue, sendo vantajoso para quem está acima do peso e diabéticos.

Aproveite a época do friozinho e bom apetite!