Dicas
Voltar para listagemUm mineral pra lá de importante
Ele está presente em diversos alimentos e contribui em várias funções importantes do organismo.
É principalmente encontrado em sementes, frutas secas e vegetais. A quantia diária (de 320g a 420g) pode ser facilmente alcançada com uma dieta completa e nutritiva.
Sementes de abóbora e girassol, amêndoas, avelã, castanha-do-pará, caju, amendoim, espinafre, beterraba, quiabo, iogurte e leite podem completar essa dieta e a quantia necessária. Alguns cereais também são ricos em magnésio, tal como a aveia.
Mas, afinal, pra quê serve o magnésio?
Ele é importantíssimo para a melhora do desempenho físico, já que auxilia as contrações musculares; previne a osteoporose, produzindo hormônios que melhoram a formação dos ossos; auxilia na luta contra a diabetes, regulando o transporte do açúcar no sangue e ainda é capaz de diminuir os riscos de doenças arteriais, podendo baixar a acumulação de placas de gordura na parede das artérias.
O magnésio é indispensável durante a gravidez, pois pode evitar as contrações uterinas antes das 37 semanas de gestação. Dessa forma, é comum, em algumas situações, os obstetras aconselharem a suplementação de magnésio.
Fonte: Tua Saúde.